Beira Meu Amor

A Beira foi o grande amor da minha vida. Recebeu-me com seis anos, em Novembro de 1950 e deixei-a, com a alma em desespero e o coração a sangrar, em 5 de Agosto de 1974. Pelo meio ficaram 24 anos de felicidade. Tive a sorte de estar no lugar certo, na época certa. Fui muito feliz em Moçambique e não me lembro de um dia menos bom. Aos meus pais, irmão, outros familiares, amigos e, principalmente, ao Povo moçambicano, aqui deixo o meu muito obrigado. Manuel Palhares

Archives
A minha foto
Nome:
Localização: Odivelas, Lisboa, Portugal

sexta-feira, julho 03, 2009

ÍNDICE - Textos em Prosa - Em Construção!!!


Nota - Ao clicar no título do texto que pretende consultar, o link leva o leitor para a página do blog na qual se encontra esse texto, depois, é só procurar com o cursor lateral, o seu local exacto!

1 - Vila Pery, Princesa... 2 - Os meus bichos 3 - Quem se lembra, quem se lembra, de uma ida ao cinema? 4 - O cozinheiro Buínde 5 - Histórias do meu Liceu 6 - O Senhor Doutor Blanche 7 - O meu primeiro amor 8 - Carta Aberta ao Povo Moçambicano 9 - As minhas aventuras em Pebane - I 10 - As minhas aventuras em Pebane - II 11 - As minhas aventuras em Pebane - III 12 - As minhas aventuras em Pebane - IV 13 - As minhas aventuras em Pebane - V 14 - As minhas aventuras em Pebane - VI 15 - O Primo Armando - I 16 - O Primo Armando - II 17 - Os meus filhos, eu e a Internet 18 - O contador de histórias 19 - Manuel, um alucinado internauta 20 - As “Ma Mères” Bárbara e Chagas 21 - Vamos brincar? 22 - O Reitor 23 - O Congresso 24 - O Congresso - as consequências 25 - Natal Virtual 26 - O Ladrão de Fruta 27 - Por aí... 28 - As meninas que perdi 29 - Era uma vez.. 30 - E depois... 31 - Apresentação do Blog - Beira Meu Amor 32 - Ciúmes no Masculino

18 Comments:

Blogger Graça Pereira said...

Meu Amigo
Não o conheço,mas só de ler tanta coisa sobre a "minha" Zambézia, fiquei derretida.
Agora, digo-lhe uma coisa: a sua madrinha chinesinha Hatena, é minha amiga. Ela foi Rainha da simpatia da Beira e eu de Zambézia, num concuro promovido pelo Odir Odylon. Ela está no Brasil e falamos de vez em quando ao telefone e oela net!! Realmente o mundo é pequeno. Só falta descobrir que foi colega do meu irmão no Liceu Pero da Anaia!! Um abraço Graça.

sábado, julho 04, 2009 5:29:00 da tarde  
Blogger Manuel Palhares said...

Graça,

Já não é a primeira vez que tem a amabilidade de aqui deixar um comentário e eu só hoje, tardiamente, é que lhe estou a agradecer.
Realmente deixou-me fascinado com o que me conta da linda Hatena, minha madrinha de escutismo. Encontrei-a em Lisboa uma vez, mas já lá vão mais de trinta anos. Que saudades do tempo em que convivi com ela na Beira...Se não for pedir muito, peco-lhe que lhe faça chegar um beijinho meu.
Como diz, o mundo é pequeno e, com a net, ficou ainda menor, pois as notícias espanham-se por todo o lado em segundos, como muito bem sabe.
Eu fiz o Liceu todo na Beira, mas não sei se fui colega do seu irmão?!
Agradeço-lhe de novo as suas mensagens e desejo-lhe um bom fim-de-semana, com muita saúde e paz.
Um beijinho,

Manuel Palhares

sábado, julho 04, 2009 6:52:00 da tarde  
Blogger Graça Pereira said...

Manel
Que resposta tão ràpida... Estas "modernices" são uma bênção! O meu irmão chama-se João José Pinto Pereira e endava com o primo Altino Silva Pinto, filho do director do CTT na Beira, Silva Pinto. Passei muitas e muitas férias na Beira, Vila Pery e Vila Gouveia. Que saudades! Darei o seu beijo à Hatena. Em breve no meu blog vou editar uma fotos nossas, quando éramos "rainhas". Um beijo Graça

sábado, julho 04, 2009 7:06:00 da tarde  
Blogger Manuel Palhares said...

Graça, Graça,

Mas que maravilha!!!
Mas afinal tu és a irmã do Jojó, primo do meu grande amigo Altino e casado com a minha prima Luxa!!!
Ó Gracinha, eu sou filho da Maria Libânia (que te chegou a conhecer), prima do pai da Luxa e grande amiga da mãe dela, a minha saudosa e querida Aninhas.
Estou numa excitação e alegria enormes e até já telefonei ao Altino(com quem estou quase todas as semanas de há três anos para cá!), a contar esta troca de comentários. Ele disse-me logo para te pedir o teu número de telefone, pois quer falar-te, e pediu-me também o link do teu sítio. Que bom que o mundo é pequeno e permitiu este reencontro!!!
Mais do que nunca te desejo muita sáude e paz e, quem sabe, se numa ida do Altino ao norte, não vou com ele, para estarmos um pouco contigo.
Um terno abraço e um beijinho,

Manuel Palhares

sábado, julho 04, 2009 8:34:00 da tarde  
Blogger Graça Pereira said...

Manel
O mundo é uma aldeia!!!
Eu gostava muito da tua mãe .Fazia muita companhia à minha Junto com a "avó Ana" foi muitas vezes a minha casa, tendo assistido ao baptizado do meu filho e alguns aniversáriosVou telefonar ao meu irmão e Luxa a dar conta desta boa noticia. O Tino tem o meu nº de telefone (fixo) mas não tenho a certeza se lhe dei este contacto
Terei a maior alegria em estar convosco. O fim de semana vai saber melhor. Um beijo para ti Graça.!

sábado, julho 04, 2009 10:20:00 da tarde  
Blogger Manuel Palhares said...

Graça,

Não imaginas a excitação em que fiquei ao ler os teus e-mails,pelo que me contas e pela alegria do reencontro.
Amanhã vou almoçar com o Altino e ele disse-me que o número de telefone que tem teu já não chama. Deve ter havido alguma alteração.
Vou deixar-te aqui o meu e-mail para me enviares o teu endereço electrónico, assim como o teu telefone:

manuel_palhares@hotmail.com

Logo que tenha o teu e-mail(já te enviei uma mensagem para o e-mail do teu blog que não se se recebeste?!), envio-te os meus números de telefone.
Um beijinho amigo do,

Manuel Palhares

domingo, julho 05, 2009 6:01:00 da tarde  
Blogger Graça Pereira said...

Olá Manel
Não te respondi porque ontam foi um dia super ocupado. Fui madrinha do crisma de um jovem e depois os pais ofereceram um almoço numa quinta aqui próxima. Foi todo o dia.
Hoje, é um dia particular para mim: faz 23 anos que a minha mãe partiu. Fui-lhe pôr flores e uma luz. Para além de mãe, era uma Amiga e companheira, muito especial. O Altino sabe disso. Foste almoçar com ele'
Aqui vão os meus dados: Tef fixo- 227123983 Mail- mgmachado@netcabo.pt
TM-933790354.
Pf dá o endereço do meu site ao meu primo. Vou trabalhar um pouco no meu livro...Segredo! Um bj Graça

segunda-feira, julho 06, 2009 5:10:00 da tarde  
Blogger Manuel Palhares said...

Graça,

Muito obrigado pela resposta e pelos contactos.
Acabei de te responder para o teu e-mail e enviei cópia deste teu comentário para o teu primo Altino.
Um beijinho e até amanã,

MPalhares

segunda-feira, julho 06, 2009 6:13:00 da tarde  
Blogger Graça Pereira said...

Manel:
Obrigada por tudo quanto mandaste. São miminhos. Estive a apreciar agora.
Quando continuas a escrver sobre a "minha" Beira e não só? Vamos lá, é preciso não guardar o espólio só para ti. Valeu? Um bj Graça.

quarta-feira, julho 08, 2009 10:13:00 da tarde  
Blogger Manuel Palhares said...

Graça,

Olá, boa tarde!
Já sei que falaste com o Altino, o que foi para mim uma grande alegria.
Um destes dias falo-te eu.
Quanto aos pps que te mandei, pondem ser considerados miminhos ou uma grande seca, depende do ponto de vista! kkk Mas se não quiseres, diz, que não mando mais.
Tenho algumas ideias para passar para o "papel", mas ando muito preguiçoso...
Muita saúde e um beijinho,
MPalhares

quinta-feira, julho 09, 2009 3:20:00 da tarde  
Blogger Graça Pereira said...

Manel
Parece-me que por aqui é mais fácil comunicar!! Mandei-te mensagens,umas acho que chegaram,outras foram mal encaminhadas..já não sei!Adorei o Evis que o meu cantor referido. Podes mandar + do Rei. New York tb fabuloso. Tudo que tenha música ma emcanta. Bj Graça

terça-feira, julho 14, 2009 5:01:00 da tarde  
Blogger Manuel Palhares said...

Graça,

Já recebi também alguns pps enviados por ti, que agradeço.
Então a menina quer música?! Está bem, fica combinado que quando tiver pps com música aí vão ter.
Muita saúde e um beijinho,
MPalhares

terça-feira, julho 14, 2009 5:10:00 da tarde  
Blogger Graça Pereira said...

Manel: O JP Múrias quer encontrar-se contigo. Lê os comentários no meu blogue no post mini quemesse... Bj Graça

quinta-feira, julho 16, 2009 3:15:00 da tarde  
Blogger Manuel Palhares said...

Gracinha,

O teu primo Tino Zé, acabou de me deixar aqui em casa, depois de mais um almoço com amiguinhos da Beira: isto de amiguinhos, foi uma alcunha que uma neta dele nos pôs!
Já respondi, no teu blog, ao JP Múrias; muito obrigado por me avisares.
Um beijinho amigo,
MPalhares

quinta-feira, julho 16, 2009 3:42:00 da tarde  
Blogger Graça Pereira said...

Manel
Obrigada por tudo quanto me tens enviado que acho lindo.
Já viste o Carnaval no meu blog? Foi a este que assististe? Como vais? Um bj Graça

segunda-feira, julho 27, 2009 7:17:00 da tarde  
Blogger Manuel Palhares said...

Graça,

Não tens nada que me agradecer, pois é com todo o carinho que mando coisas lindas para a minha "priminha"! Ah!Ah!Ah!
Penso que ainda não vi o Carnaval no teu blog, mas vou ver.
Eu digo em algum lado que assisti a um Carnaval em Quelimane?!
Tenho passado conforme vão permitindo as mazelas próprias da idade, mas, no geral, bem, obrigado. E tu, como vai essa saúde e disposição?
Um beijinho, com carinho, do "primo",ah!ah!ah!

Manuel Palhares

terça-feira, julho 28, 2009 6:29:00 da tarde  
Blogger Graça Pereira said...

Não tenho lido os teus comentários...estás de férias?Diz ao Altino que tb estou á espera dos comentários dele. São importantes para mim porque, de acordo com as reações,muitas ou não avançarei com o meu livro. Venho lá de fora da piscina, esteve um dia quente a lembrar a minha terra. Um beijão,primito Graça

terça-feira, agosto 11, 2009 6:48:00 da tarde  
Blogger Manuel Palhares said...

Olá primita,

Sabes Graça, nesta altura a nossa vinda ao pc não é regular:está tudo a tirar férias ou a fazer passeios de alguns dias. Só lá para meados de Setembro, com o começo do ano escolar, é que as coisas voltam ao normal.
O Altino, está para Sanfins, onde foi às festas(dia 9!) e só volta para a semana.
Eu tenho dado umas saídas curtas e assim vai ser até Setembro...
Quanto ao editares um livro com as tuas recordações e lindas histórias, pelo que tenho lido, penso que não deves exitar, pois deixarás para memória futura registo de um encantamento que nunca mais se vai repetir. Escreves muito bem, com doçura e amor, transformando os teus textos em prosa poética linda de ser lida.
Beijinhos do primo e saudades ao João e família,
MPalhares

quarta-feira, agosto 12, 2009 12:08:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

/body>