Beira Meu Amor

A Beira foi o grande amor da minha vida. Recebeu-me com seis anos, em Novembro de 1950 e deixei-a, com a alma em desespero e o coração a sangrar, em 5 de Agosto de 1974. Pelo meio ficaram 24 anos de felicidade. Tive a sorte de estar no lugar certo, na época certa. Fui muito feliz em Moçambique e não me lembro de um dia menos bom. Aos meus pais, irmão, outros familiares, amigos e, principalmente, ao Povo moçambicano, aqui deixo o meu muito obrigado. Manuel Palhares

Archives
A minha foto
Nome:
Localização: Odivelas, Lisboa, Portugal

domingo, fevereiro 22, 2009

Uma dávida de amor aos meninos da Beira: Siô Botto e Rosita Portugal!

























Meus Caros Amigos,
Quando há três dias atrás escrevi a crónica "Outros Carnavais - Senhor Bôto e Rosita Portugal", estava longe de imaginar que, poucas horas depois, iria receber um comentário da Sra. D. Lena Sousa que dizia assim:
"Peço desculpa por ter acessado ao seu site, mas na verdade o título - Senhor Boto e Rosita Portugal - fez-me recordar uma foto que conservo num dos meus albúns, autografada pelos mesmos.Era um casal de palhaços muito conhecido na época.Tenha a continuação de um bom dia Sr. Palhares.LenaSousa"
O menino que guardo dentro da carcaça feia e velha que sou, ficou logo numa agitação e, sem vergonha, trocou com a Lena Sousa (entretanto deixaram o senhora e o senhor de lado!) e-mails e comentários, aqui no blog e no Multiply e, descaradamente, pediu-lhe que lhe enviasse por e-mail o anexo com a fotografia. E a Lena, prontamente satisfez o seu pedido, dando-lhe uma grande alegria.

Entretanto, o velho que sou, deixou o menino a divagar nos seus sonhos de infância com carnavais e palhaços, e foi averiguar quem era esta simpática senhora que, imbuída do espírito solidário que havia entre as pessoas em Moçambique, se dispôs de imediato a satisfazer o pedido que lhe foi feito.

E descobriu que era esta linda e simpática amiga, moçambicana, de Porto Amélia, actual Pemba, com o seu sítio no Multiply de nome "O laboratório da Helena", que podem visitar "clicando" aqui:
E, é graças à Lena, que neste domingo de Carnaval de Fevereiro de 2009, eu posso trazer ao palco da nossa memória colectiva, de novo, as pessoas de que vos falei em crónica anterior.
Obrigado Lena Sousa!
Agora é a vez do menino de que atrás vos falei, ouvir de novo, num dos compartimentos mais felizes do seu cérebro, um conhecido radialista da Emissora do Aero Clube da Beira, em Moçambique, anunciar, no palco do Cinema Rex, ou do cinema Olímpia:
" Minhas senhoras e cavalheiros e, principalmente, minhas caras meninas e meninos, tenho o prazer de chamar ao palco deste cinema quem, sobretudo os mais pequenos, tanto desejam:
O Siô Botto e a Rosita Portugal! Para eles peço uma salva de palmas..."
Com amizade,
Manuel Palhares
Odivelas, 22 de Fevereiro de 2009.

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Deixou-me sem palavras, Amigo Palhares!
De repente, regressei ao passado! Às minhas idas ao cinema e ao circo, acompanhada da Família Gabão;aos "guris" que o Jaime e eu, disputávamos a sua leitura em simultâneo... só que a livraria era a Dantas em Porto Amélia!
Conclusão: podemos dar graças a Deus por possuirmos uma memória privilegiada!
Não desista de continuar a escrever no seu site, pois dotes não lhe faltam.
Obrigada pelas referências à minha pessoa que me sensibilizaram bastante, ainda que eu seja assim para os Amigos.Fui criada e educada sempre por pessoas que me tornaram na pessoa que hoje sou.
Um abração amigo e disponha sempre.
LenaSousa

domingo, fevereiro 22, 2009 6:15:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Obrigada Palhares pela recordação e à Lena pela concretização.
Beijinho
MManuel

domingo, fevereiro 22, 2009 9:27:00 da tarde  
Blogger Manuel Palhares said...

Lena,

E tudo graças a si!

Deixo-lhe também aqui a resposta que lhe dei no Multiply, pela sua amabilidade em publicar um texto meu sobre os heróis da nossa infãncia e adolescência.
Ora veja:

Minha amiguinha Lena,

Muito obrigado por trazer à colação este pequeno texto escrito por mim já vai para três anos.
Gostei de saber que se dá com o Jaime Gabão e família desde nova e que disputava com ele os Guris brasileiros ( e os outros:os Comics como inglesadamente também lhe chamávamos!) e que também eu lia na Beira.
O link que coloquei no artigo já não está activo, mas deixo-lhe aqui um outro que penso que vai gostar e onde tem muito para explorar e recordar.
Ora veja:

http://www.bdportugal.info/Comics/index.html

Obrigado por toda a amabilidade e disponibilidade e estou sempre pronto para o que precisar de mim.
Não se esqueça de amanhã guardar uns fugazes segundos que a transportem para outros carnavais que passámos "do outro lado do tempo", como diz o locutor de um vídeo e CD sobre Moçambique que por aí se vende.
Um beijinho amigo,

Manuel Palhares


Referir-me a si, era o mínimo que podia fazer depois de tanta amabilidade!
Realmente devemos muito a quem nos educou e nos ensinou...
Mais um beijinho,

Manuel Palhares

segunda-feira, fevereiro 23, 2009 4:52:00 da tarde  
Blogger Manuel Palhares said...

Maria Manuel,

Olá, boa tarde!
Se copiares o link que deixo à Lena e o colares no browser do teu PC, vais gostar também.
Uma boa Terça de Carnaval!
Um beijinho do sempre teu amigo,

Manuel Palhares

segunda-feira, fevereiro 23, 2009 4:57:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

conheci a rosita portugal e o siô boto no ruacaná em nova lisboa.
visitei-os na sua casa da ilha em luanda em 1971 ou 72 nao sei bem a data. Será que ainda vivem?Um grande
abraço para todos os amigos de Angla. Jorge Soares

quinta-feira, fevereiro 03, 2011 10:48:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

conheci o siô boto e a rosita portugal no ruacaná em nova lisboa.
visitei-os na sua casa na ilha de luanda em 1971 ou 72-. Será que ainda sao vivos? Um grande abraco estejam onde estiverem extensivo a todos os amigos de ANGOLA.

quinta-feira, fevereiro 03, 2011 10:54:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

/body>