Beira Meu Amor

A Beira foi o grande amor da minha vida. Recebeu-me com seis anos, em Novembro de 1950 e deixei-a, com a alma em desespero e o coração a sangrar, em 5 de Agosto de 1974. Pelo meio ficaram 24 anos de felicidade. Tive a sorte de estar no lugar certo, na época certa. Fui muito feliz em Moçambique e não me lembro de um dia menos bom. Aos meus pais, irmão, outros familiares, amigos e, principalmente, ao Povo moçambicano, aqui deixo o meu muito obrigado. Manuel Palhares

Archives
A minha foto
Nome:
Localização: Odivelas, Lisboa, Portugal

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Beira Meu Amor - 1º Aniversário!

A Praça do Município: a incontornável sala de visitas da cidade da Beira.

A praia e a piscina do Grande Hotel, onde brinquei e fui muito feliz.

Um pedaço da Beira antiga com destaque para a sua Catedral.

O Beira Terrace - Um dos muitos restaurantes da cidade da Beira . Ali se realizavam almoços, jantares, chás dançantes, baptizados, casamentos e festas de passagem de ano.

O Largo Caldas Xavier ponto de passagem de quem chegava à Beira por mar ou caminho de ferro.
Fotografia Actual: uma Beira que se prepara para comemorar o seu 1º Centenário no próximo dia 20 de Agosto e que entrou com este aspecto no século XXI.


Meus caros amigos,

O Beira Meu Amor completa hoje o seu primeiro aniversário!
Passou num instante este primeiro ano, graças à ajuda e colaboração de todos vós. Foi um ano de ansiedades, na dúvida de conseguir levar avante o objectivo de aqui deixar pequenas memórias da minha infância e adolescência, alguma prosa rimada, mas, acima de tudo, falar da Beira e dos meus amigos. Sofrivelmente, penso que o consegui.
Os objectivos que pretendia alcançar com a criação do blog, esgotam-se com os festejos da comemoração do 1º Centenário da Cidade da Beira, que têm o seu ponto alto no próximo dia 20 de Agosto.
Obrigado a todos pela vossa visita, pela colaboração e pela amabilidade dos comentários. Um obrigado também a todos os que me telefonaram ou me enviaram e-mails felicitando-me.
Caminharam juntos comigo, aqui e nos seus blogs:

Aida Barbosa; Anabela / Girassol; Andreia / Mirante; Ângela Ferreira / Life of a Mother Artist; Aníbal Franco; Aninha; Anónimo, Bisneto de Eduardo Vilaça; Bebé Gouvêa Lemos; Branquinho; Carlos Gil / Xicuembo - O Vazio; Carlos Schmidt; Manuel Costa - Costinha; Cris / Palavras de Algodão; Daniela Mann / Amar - ela; Anónimo / Diva dos Sonhos; Elsa - Laurentina / Marginal Zambi; Fernando Sampaio; Gabi - Liduva; Gabriela Barbosa / De Tudo um Pouco; Gilda Vasconcelos; Io - Fif / Chuinga; Isabel Filipe / Art & Design; Jaime Gabão / ForEverPemba; José Altino Silva Pinto; José Mariano / Nova Evangelização; José Martins / Aqui Maria; Julieta Ferrão; Anónimo / Café Roceiro; Anónimo / Kalinka; Laura Lara / Na Senda das Beiras; Lena; Luciana Leal; Luís Lima; Luís Sousa; Madalena / Chora Que Logo Bebes; Maria Conceição; Maria da Conceição Alves; Maria da Conceição Percheiro; Maria Isabel Ribeiro / Vidas Vividas; Maria Luísa Hingá / Blogueios; Maria Manuel; Mariazinha; Mayra Meireles; Mena / Coca-cola; Piupiu Canário - Fernando Canário; Rhidia; Ricky / De Costas Para o Rio; Rui Salbany / Políticos - homens de bem; Susana - ex-moradora da Arroja, Odivelas; Susana e António / Aventura na Beira Moçambique; Tareca Gouvêa Lemos; Teleri / Mar; Teresa; Theo / A Sebenta.
Aqui ficam os nomes dos amigos que deixaram, ao longo deste ano, um comentário no Beira Meu Amor.
Nada melhor para comemorar este primeiro aniversário, que umas fotografias da nossa querida Beira: antiga, do tempo em que lá vivemos e actual.
Mais uma vez, a todos vós, o meu muito obrigado.
Com muita amizade, um fraternal abraço,

Manuel Palhares

Odivelas, 8 de Fevereiro de 2007.

21 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Hoje o dia não é da Beira, hoje o dia é do "Beira Meu Amor" e do seu autor. Grande abraço para ti, Manel!
ZP

sexta-feira, fevereiro 09, 2007 12:37:00 da manhã  
Blogger JAIME said...

Manuel Palhares,

Que as eternas lembranças nunca nos abandonem. Assim, espelham a vivacidade de nossa existência e as paixões gravadas no peito de nosso passado.
Continua firme e parabéns,

Jaime

sexta-feira, fevereiro 09, 2007 1:32:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Caro Manuel Palhares,
Parabens pelo teu excelente Blog !
Um abraço.
Fernando Sampaio

sexta-feira, fevereiro 09, 2007 6:10:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Manel,

por culpa tua...exclusivamente tua, o "Beira Meu Amor" passou a ser um ponto de referência...ía dizer da Beira e de Moçambique...mas isso já não é verdade. Ultrapassou as fronteiras da nossa terra graças à qualidade dos teus "escritos". Por isso, não se esgota (nem pode!) com as comemorações do 1º Centenário da Cidade. Obrigado por tanto que nos tens dado. Muitos parabéns!!!
Paulo Barreto

sexta-feira, fevereiro 09, 2007 8:42:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá meu Amigo!

Deixa-me dar-te os parabens por este Blog , que está além de muito bem organizado está lindo , eu depois de muito tempo sem net , perdi o endereco do teu blog ,mas que a partir de hoje virei muitas vezes visitar , mas agora é dia de DAR OS PARABENS AO "BEIRA MEU AMOR" que continues Manel a oferecer-nos os teus testemunhos com tanto amor daquela que foi e continuará a ser para todos nós O NOSSO GRANDE AMOR!!! Beijinhos para ti!
Lena(Lenucha) Fernandes

sexta-feira, fevereiro 09, 2007 10:36:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

MANEL, Parabéns, nem smepre comento, mas gosto deste cantinho.
Tens a magia na tua alma sempre menino. Beijoquinhas e quem venham mais , um xi grande Tareca

sexta-feira, fevereiro 09, 2007 10:40:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Amigo Manuel,
O blog "Beira meu amor" é um ponto de referencia para todos os Beirenses. Tenho-o recomendado a todos os meus conhecimentos. Além de muito bem organizado, escreves lindamente. Parabéns pelo 1ºaniversário!! Ainda é uma criança e espero poder estar com ele por muitos mais anos.
As fotos estão lindas, e a do Beira Terrace adorei. Que saudades.

Um beijinho e para a frente Manuel.

Teresa

sexta-feira, fevereiro 09, 2007 4:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Venha mais um, mais dois ou três
abraço grande

VO

sexta-feira, fevereiro 09, 2007 5:20:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

VO não, eheheheh, VP

sexta-feira, fevereiro 09, 2007 5:21:00 da tarde  
Blogger Isabel Filipe said...

tweftParabéns Manel....
e...
vou estar aqui no próximo aniversário.

Beijinho com amizade

sexta-feira, fevereiro 09, 2007 7:26:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oi Palhares
Tenho estado um pouco ausente de comentar, mas sempre venho ao teu blog para "ouvir". Parabens e para o ano cá estaremos a comemorar mais um aniversário e a nossa Beira lá continua sempre linda, sempre meninna sempre moça, sempre no nosso coração.
Bem hajas, um beijinho
MManuel

sexta-feira, fevereiro 09, 2007 10:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Que tenhas muita saúde
E inspiração pra continuar
Fala-nos da tua juventude
Ou dos dias qu´estão a passar

Seja da Beira ou outro lugar
Tens muito a oferecer
Deixa as "damas" descansar
E trata de escrever

Certa que não chego tarde
Pra te dar um beijinho
Não quero fazer alarde
Mas junto também um abracinho

Fica bem e bom final de semana.

sábado, fevereiro 10, 2007 1:03:00 da tarde  
Blogger Manuel Palhares said...

Meus queridos amigos:


Zé Paulo-Sempre generoso! Obrigado meu amigo. Um abraço, Manel


Jaime-É isso mesmo, meu amigo! Muito obrigado. Um abraço, Manuel


Fernando-Muito obrigado! Um abraço, Manuel


Paulo-Sempre generoso e atento! Muito obrigado meu amigo. Um abraço, Manel


Lenucha-Quanta amabilidade e generosidade! Muito obrigado. Um beijinho e até sempre, Manel


Tareca- Sempre amável e doce! Muito obrigado. Um beijinho, Manel


Teresa- Quanta amabilidade e generosidade! Muito obrigado. Um beijinho, Manel


VP-Olá, meu amigo! Muito obrigado. Um abraço, Manel


Isabel-Muito obrigado, minha amiga! Assim seja! Um beijinho, Manel


Maria Manuel-Menina Grande! Obrigado pelas tuas palavras. A nossa Beira é tudo isso que dizes... Um beijinho, Manuel

sábado, fevereiro 10, 2007 1:31:00 da tarde  
Blogger Manuel Palhares said...

Mena, minha amiga,

Que espectáculo que estão os teus versos! Muito obrigado. Um bom fim-de-semana para ti, com tudo o que há de bom.
Um beijinho,

Manel

P.S.: Embora tenhas colocado a palavra entre comas, deixa-me frisar, para que não hajam dúvidas, que te referes ao jogo das "Damas"! Ah! Ah! Ah!

sábado, fevereiro 10, 2007 1:48:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Manel,

Muitos parabens pelo 1º. aniversario do te Blog. Todos os Beirenses só têm a agradecer-te pelos bons momentos aqui retratados e as memorias que nao se querem apagadas. Ah, se aquele Jardim do Bacalhau falasse!
Só espero que no centenario, a 20 de Agosto, ese blog tenha uma edição VIP.

Beijinho, Maneliii, tu sabes de quem

sábado, fevereiro 10, 2007 8:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cheguei atrasada???
Não importa que tenha perdido o bolo e champanhe! Estou bem gordinha...
Parabéns por este ano, com tantas histórias e recordações de terras moçambicanas!
Continuarei a acompanhar e sejo muita inspiração para novas postagens!
Beijinhos

domingo, fevereiro 11, 2007 1:50:00 da tarde  
Blogger Manuel Palhares said...

Sãozita,

Muito obrigado!
Se o Jardim do Bacalhau falasse, por certo que contaria, lindas histórias de brincadeira, amizade e amor.
O Centenário, por certo que vai ser uma grande festa!
Há uma coisa, em ti, que me anda a intrigar: esse teu gosto,recente, pela clandestinidade, pelo mistério...
Um beijijnho,

Manel

domingo, fevereiro 11, 2007 6:37:00 da tarde  
Blogger Manuel Palhares said...

Minha amiguinha AB,

Guardei-te uma fatia de bolo e uma taça de champanhe no congelador, pois esperava que viesses.
Obrigado pelo que, amavelmente, me desejas. É sempre com alegria que te vejo aparecer.
Um beijinho,

Manuel

domingo, fevereiro 11, 2007 6:50:00 da tarde  
Blogger Manuel Palhares said...

Isabelita,

Obrigado pela visita, minha amiga.
Como sempre amável!
A vida é feita das coisas que relatas. Geralmente, ela é assim mesmo como dizes.
Boa terça de carnaval.
Um beijinho,

Manel

terça-feira, fevereiro 20, 2007 4:03:00 da tarde  
Blogger Carlos Gil said...

pronto!... já chego tarde para o bolo e o champanhe, quem me manda a mim ser coxo e lento!
:-)
Parabéns pelo primeiro, e venham mais cinco como dizia o outro! fica com um grande abraço meu, amigo Manuel Palhares

quarta-feira, fevereiro 21, 2007 5:54:00 da tarde  
Blogger Manuel Palhares said...

Caro amigo Carlos,

Muito obrigado pelos parabéns e pela visita.
Então o Manguço nosso amigo continua a ter as pitinhas debaixo de controlo? Espero bem que sim.Rs.!
Um grande abraço,

Manuel P.

quinta-feira, fevereiro 22, 2007 3:07:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

/body>