Beira Meu Amor

A Beira foi o grande amor da minha vida. Recebeu-me com seis anos, em Novembro de 1950 e deixei-a, com a alma em desespero e o coração a sangrar, em 5 de Agosto de 1974. Pelo meio ficaram 24 anos de felicidade. Tive a sorte de estar no lugar certo, na época certa. Fui muito feliz em Moçambique e não me lembro de um dia menos bom. Aos meus pais, irmão, outros familiares, amigos e, principalmente, ao Povo moçambicano, aqui deixo o meu muito obrigado. Manuel Palhares

Archives
A minha foto
Nome:
Localização: Odivelas, Lisboa, Portugal

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

O Blog, o day after...


Pedindo help,
Socorro e ajuda,
Aos meus amigos
Eu de pronto recorri:
- Haja alguém
Que me acuda,
Nesta feia fria
Em que me meti!

Um amigo, diz-me
Para nunca me desviar,
Seguir sempre meu sentir,
Sem servir, e teclar!

Outra amiga, quer-me
Aqui de corpo inteiro,
Na construção civil,
A fazer de empreiteiro!

Pouca-terra, pouca-terra,
São comboios a passar.
Aguenta-te agora ao bife,
Não te apetecia brincar?

Isto de quereres bloggar
Ainda te vai fazer enloucar!



Assina o meu alter-ego, que é pessoa de absoluta confiança, para mim claro.
Eu vou ver se ainda tenho cura.

Odivelas, 16 de Fevereiro de 2006.

17 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá Manel,
Estás metido é mesmo "numa quente"!
Precisas apenas ser aquilo que és...e sempre te apatecer brincar assim.
Por favor!!! Não te cures, senão adoeces.
Beijinhos,
Mayra

sábado, fevereiro 18, 2006 3:35:00 da manhã  
Blogger Era uma vez um Girassol said...

Não te angusties!
Brinca sempre, divertindo-nos também...
Os escritores não são obrigados a escrever...Só quando lhes apetecer!
Os outros, como eu, pedem textos e poemas emprestados, ilustram-nos, agradecem aos seus autores essa dádiva de amor e oferecem-nos aos seus amigos virtuais numa roupagem diferente para os emocionarem, os tornarem mais felizes.
Bom fim de semana
Bjinho

sábado, fevereiro 18, 2006 2:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não enlouques que a loucura só faz bem à gente da nossa idade, já que não o fomos quando devíamos, por circunstancias várias, mas que agora sabe tão bem...
Continua a dar-nos as tuas palavras que nos encantam e fascinam

sábado, fevereiro 18, 2006 4:51:00 da tarde  
Blogger José Avlis said...

Caro Manuel Palhares

Já que te meteste nesta tarefa, nesta santa Cruzada (dependendo das perspectivas), vai, amigo, vai até ao fim, ou ao menos aguenta estoicamente enquanto puderes, pois colherás certamente o fruto desta tua Missão, que nem sequer precisa de ser sagrada (mas se for tanto melhor), bastando apenas ser positiva, útil e profícua, como estou persuadido que é, graças a Deus!

Os bons e valentes, como tu, amigo, não precisam - nunca devem! - desistir, a menos que seja realmente por motivos de força maior, ou, enfim, por razões que o coração desconhece (pois este mesmo pode errar, assim como pode falhar, por melhor e mais resistente que seja, tal como a nossa mente, mas a nossa Consciência, aliada às potências da nossa Alma, e sobretudo todas estas aliados ao Criador, à Providência Divina, nunca falham, caro Manuel, como bem saberás.

Exactamente por isso, mesmo que eventualmente "enlouques" - todos nós temos algo de santo e louco, o que é um mal menor, e até poderá ser um bem, se bem gerido -, nunca esmoreças e muito menos desesperes, haja o que houver, pois com Deus temos tudo (nada temeremos!), e sem Deus é que não temos mesmo nada (por mais bens materiais e saúde corporal que usufruamos, o que é tudo ilusório e efémero!), até porque a pior loucura é mesmo a diabólica/infernal, a que auto-exclui radical/parcialmente Deus (a Glória Eterna) das nossas vidas e almas, por um mero prato de lentilhas, ou, pior ainda, por um abominável crime, ainda que apenas e indirectamente consentido...

Quantos escravos de gravosos e ecandalosos vícios e crimes - auto-escravos de Satanás! - há por aí, meu Deus!
Com a agravante de ainda se gabarem de tais façanhas malignas, odiosas e nefandas!

Rezemos, sim, e façamos o que estiver ao nosso modesto alcance, dando sempre o bom exemplo, para tentarmos resgatar e recuperar, tanto quanto possível, tais súbditos do príncipe das trevas e deste mundo-cão, que a todos nos afecta e degrada, a fim de que Deus permita a sua conversão, ou ao menos a penitência final, assim como a nossa própria e contínua conversão e perseverança final...

Enfim, por mais que nos custe, «busquemos, acima de tudo, o Reino de Deus e a Sua Justiça, que tudo o mais ser-nos-á dado por acréscimo», e com generosíssima recompensa!

Abraço para ti, Manuel, e para os teus familiares e amigos, assim como para os participantes e leitores deste Blogue em geral.

José Mariano

* Notas finais:
QUE SAUDADES EU TENHO DE MOÇAMBIQUE, E PARTICULARMENTE DA BEIRA E DE LOURENÇO MARQUES!
Quando voltaremos lá, ao menos para matar saudades?
Não gostaria de morrer sem primeiro visitar Moçambique; embora na Vida Eterna, no Céu, haja objectivos, situações e glórias imensamente superiores, face a face com Deus!...
Não, pensando melhor, prefiro mil vezes alcançar a Graça de uma boa e santa morte, do que revisitar Moçambique, ou possuir toda a riqueza e glória deste mundo (isto é, de Satanás)!
Aliás, prefiro mil infernos neste mundo, se tal for necessário, para assim evitar o Inferno eterno, não só para mim mas também para o maior número possível de almas!
Louvado seja Deus!
JM

sábado, fevereiro 18, 2006 7:56:00 da tarde  
Blogger Manuel Palhares said...

Mayra,

Tu sabes que eu gosto muito de brincar, né? É como dizes, se deixar a minha loucura, adoeço.
Beijinhos,

Manel

**********************************

AB,

Obrigado pelas tuas lindas palavras.
Quantos dos poemas vestidos por ti não ficaram beneficiados com a sencibilidade da roupagem?!
Sou um mentiroso! Há dois dias que prometi passar pelo teu Girassol e ainda não fui lá.
Louco e aldrabão ainda por cima.
Bom fim-de-semana e um beijinho,

Manel

**********************************

Anónimo,

Muito obrigado pela tua visita e pelas tuas amáveis palavras.
Um bom fim-de-semana.
Um abraço,

Manel

**********************************

José Mariano,

Que a tua fé te dê sempre a paz que precisas, porque penso ser uma das maiores dádivas que o ser humano pode receber para além da saúde.
Um abraço,

Manuel Palhares

sábado, fevereiro 18, 2006 8:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns Manel, tá lindo! Que bom poder ter este catinho para ficar mais pertinho a tanta emoção que colocas para fora para nossa sorte.
Um beijo grande

domingo, fevereiro 19, 2006 4:56:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Manel, meu querido amigo
De que queres tu curar-te?
Lemos todos teu pedido
Mas não podemos ajudar-te!

É difícil decidir
O que num blog colocar
Mas tu é que tens o sentir
Tu é que vais teclar

Paisagem, estação, apeadeiro
Estrada, ponte e riacho
És teu próprio empreiteiro
É o que penso, é o que acho.

Sabes palavras juntar
Escreves às mil maravilhas
Vai à memória buscar
Todas essas coisas lindas

E com um pouco de ousadia
Fala sobre o que hoje acontece
Há tanta coisa do dia à dia
Que muito nos aborrece

Escreve em verso ou em prosa
Fá-lo a sério ou a brincar
Mas nunca faças vista grossa
Ao teu sentir, ao teu pensar

Põe o bife na estufa fria
Deixa o comboio passar
E com alter-ego em alegria
Arregaçar as mangas....começar!

Um bom domingo.
Beijinhos.

domingo, fevereiro 19, 2006 11:36:00 da manhã  
Blogger Manuel Palhares said...

Teresa, minha amiga,

Já um bocado tarde, aqui estou a falar-te da alegria da tua visita e a agradecer-te as palavras amigas.
Aparece sempre que poderes.Que é feito da nossa Bébé? Beijinhos para as manas e abraços aos manos.

Manel

**********************************

Minha amiga Coca-cola,

A minha boca,oh!
Cai de espanto.
E vou de surpresa,
Em surpresa.
Pela técnica que apresentas,
Pela arte que demonstras,
Pelo saber que espalhas,
Nestas coisas
Do bem saber dizer.
E mais não digo,
A não ser que estou ruído
De curiosidade,
Porque de facto não sei,
Quem é esta querida amiga,
Que escreve com tal à vontade!


Um beijinho do fã da misteriosa poetisa,

Manel

P.S.: Obrigado pelo domingo que me desejaste, que vistas as coisas pelo lado positivo, não foi assim tão mau.
Isto porque estando eu parado num sinal vermelho, levei com uma Ford Transit em cima, que destruiu um terço do meu Opel Corsa novo.
A parte boa foi que ninguém se aleijou: a minha mulher, o meu filho, eu e o condutor do outro veículo.

domingo, fevereiro 19, 2006 10:05:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Manel,

Hoje não há versos.
Fiquei triste com o teu acidente mas feliz porque graças a Deus não houve consequências a não ser na lataria. Do mal o menos.
Mas temos de andar sempre com os olhos bem abertos, por nós e principalmente pelos outros.

Beijinhos

segunda-feira, fevereiro 20, 2006 5:50:00 da tarde  
Blogger Manuel Palhares said...

Coca-Cola,

Boa noite. Hoje está frio!
Obrigado pela visita e pelas tuas amáveis palavras.
Bom apetite, até amanhã e um beijinho,

Manel

segunda-feira, fevereiro 20, 2006 8:08:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Maneliiiiiii
Aguenta-te!
Ajoelhou? Tem ke rezar, pois entao?

Construção civil? nao, de empreitadas, só aki, a teclar de corpo inteiro neste pc vicioso.
E kem diria ke ainda há pouco tempo, este cibernauta alucinado, nao percebia nada disto?

Talento e vocação escondidos por tanto tempo? Nao é de perdoar, mas por esta vez escapa.

Obrigada por esta coisa linda ke fizestes o favor de compartilhar connosco
Beijo,
Bianita

quarta-feira, fevereiro 22, 2006 10:36:00 da tarde  
Blogger Manuel Palhares said...

Bianita, minha amiga,

Olá, boa tarde.
É como dizes.Há 15 meses atrás não percebia nada disto, mas com muita força de vontade e, principalmente, com a ajuda do meu filho, já vou conseguindo umas coisas. Agora tenho que aprender mais.
Um beijinho do amigo,

Manel

quinta-feira, fevereiro 23, 2006 1:47:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Meu querido. Um Blog é um sonho demasiado para mim, deixo isso para ti, vou-me contentando em fazer meus modestos poemas, contando com o carinho e apoio dos amigos. Também já tenho o livro de prosa pronto para revisão, agora é ter sorte, e isso é mais complicado no meu caso!
~Passa um bom Carnaval, eu é quadra que não ligo,ficarei pelo burgo ouvindo musica e talvez escrevendo. Beijinhoos São

sábado, fevereiro 25, 2006 11:50:00 da tarde  
Blogger Manuel Palhares said...

Minha querida Sãozinha, Andorinha voadora, Lagartixa do Entroncamento.

Hoje já nos falámos mas estavas às voltas com a roupa. Logo tornamos a conversar. Fico contente por o teu livro de prosa já estar na fase de revisão. Quanto ao blog ser um sonho demasiado para ti, não sei porquê?! Isto porque já és autora de dois lindos livros que são uma realidade muito melhor que o blog.
Um beijinho,

Manel

domingo, fevereiro 26, 2006 5:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

De: Sao_Percheiro25 Enviado: 26/2/2006 21:58
Lenita amiguinha
voltaste ferida
com a asa partida
mas nunca perdida,
a esperança na vida!
Somos andorinhas
partindo e voltando
com as asas feridas
mas sempre sonhando!
Somos andorinhas
perdidas no vento
mas sempre voltando
a cada momento!
Á nossa casinha
feridas voltamos
e novos amigos
aqui encontramos...
Fazemos o ninho
e no bico trazemos
amor e carinho
que também queremos!
Somos andorinhas
partimos, voltamos
de asas feridas
mas nunca faltamos!
Trazemos no bico
amor e ternura
levamos nas penas
a nossa amargura...
Bem vinda andorinho
te dou meu carinho
na nossa casinha
encontras teu ninho!

Beijinho grande da
São andorinha

domingo, fevereiro 26, 2006 10:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá meu amiguinho!
Assim escolheste
agora é teu caminho...

as é um caminho lindo
cheio de estrelas
das mais belas
e de muito amor!
Dá alegria a quem lê
e vê a pessoa linda
que és!
Me orgulho de estar no teu caminho,
de ter teu carinho
de seres meu amigo!
E nunca desistas
porque eu estarei contigo
sempre aqui!
Andorinha Real

sexta-feira, março 03, 2006 5:28:00 da tarde  
Blogger Manuel Palhares said...

Eu

Eu é que tenho imensa sorte
De anjinhos gostarem de mim
Antes de chegar minha morte
Ter e haver quem me ama assim !

Um bom fim-de-semana e um beijinho para a minha Andorinha Real,

Manel

sexta-feira, março 03, 2006 6:03:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

/body>