Beira Meu Amor

A Beira foi o grande amor da minha vida. Recebeu-me com seis anos, em Novembro de 1950 e deixei-a, com a alma em desespero e o coração a sangrar, em 5 de Agosto de 1974. Pelo meio ficaram 24 anos de felicidade. Tive a sorte de estar no lugar certo, na época certa. Fui muito feliz em Moçambique e não me lembro de um dia menos bom. Aos meus pais, irmão, outros familiares, amigos e, principalmente, ao Povo moçambicano, aqui deixo o meu muito obrigado. Manuel Palhares

Archives
A minha foto
Nome:
Localização: Odivelas, Lisboa, Portugal

domingo, fevereiro 12, 2006

Novidades, Notícias, Novos Links


Meus caros amigos,

Após uns dias de descanso e a pôr o correio em dia, aqui estou de novo na vossa estimada companhia.
Quero começar por agradecer a todos aqueles que me visitaram, em particular aos que tiveram a amabilidade de deixar uma mensagem e/ou assinar o livro de visitas. A todos o meu muito obrigado.
No meu texto de apresentação, digo que o blog não é só meu, e pedia-vos para o construirem comigo.
Não o quero usar como palanque - qual caixa de sabão - para subir para cima dele e falar para a minha imagem virtual e invertida ao espelho e depois esperar muitas loas da vossa parte.
Quero, sim, aqui publicar os meus textos e artigos que possam ter interesse, mas, principalmente, globalizá-lo a quem não teve ainda a paciência de criar um.
Deste modo, destinei o último link à esquerda do blog, com o nome de Caixa do Correio para as Publicações dos Leitores , para
onde podem enviar os vossos artigos de opinião, que serão aqui publicados, como mensagens iniciais, e que terão os comentários que os visitantes houverem por bem fazer.
Aproveito esta oportunidade para vos apresentar os novos links do blog:

1 - Imprensa Internacional

a) - Corriere della Sera
b) - Folha Online
c) - Globo Online
d) - l'Humanité

2 - Imprensa Desportiva

a) - A Bola
b) - Jornal Record
c) - O Jogo

3 - Rádios e Televisões

a) - Antena 1
b) - Antena 2
c) - Antena 3
d) - Rádio Clube Português
e) - Rádio Renascença
f) - TSF Online
g) - RTP
h) - SIC
i) - TVI
j) - SIC Notícias


Para terem acesso a estes novos meios de comunicação que aqui anuncio basta clicar por cima dos seus nomes.
Com amizade,

Manuel Palhares

Odivelas, 12 de Fevereiro de 2006.

7 Comments:

Blogger Isabel Filipe said...

Olá Manel,

Interessante essa tua ideia da cx de correio dos leitores ...

tem uma boa semana
Bj

segunda-feira, fevereiro 13, 2006 9:46:00 da manhã  
Blogger Manuel Palhares said...

Isabel,

Olá, quase boa noite.
A ideia é dar voz e auditório a quem tenha coisas interessantes para publicar e não saiba como fazê-lo. Não sei se vai resultar, mas fica a intenção.

Também para ti uma boa semana e um beijinho,

Manel

segunda-feira, fevereiro 13, 2006 6:29:00 da tarde  
Blogger th said...

Amigo Pallhares, que aqui na net as amizades fazem-se depressa...obrigada pela visita. Interessante a ideia de abrir a participação aos visitantes e que não possuem outro meio para dar voz aos seus pensamentos e opiniões. Tudo de bom, eu irei passando, abraço, th

quarta-feira, fevereiro 15, 2006 11:03:00 da tarde  
Blogger José Avlis said...

Caro Manuel Palhares

É com muita alegria e reconhecimento que tomei conhecimento do seu excelente blogue « Beira Meu Amor »!

Que saudades tenho da Beira, assim como de tantas outras cidades e vilas de Moçambique, do Moçambique anterior ao 25 de Abril, que era realmente um paraíso português!...

Fui para lá, em comissão de serviço militar, em 1965, e regressei em 1976, com mulher e dois filhos...

Estive, sobretudo, em Nacala (onde desembarquei), em Nampula, em Montepuez, em Mueda, em Miteda, em Nangololo, em Porto Amélia, em Tete, em Vila Coutinho, na Beira, e finalmente, durante vários anos, em Lourenço Marques...

Na minha Companhia de Infantaria (Caçadores 802), tivemos 9 mortos em Combate e dezenas de feridos graves!...

Passei a "lua de mel" na Beira (em 1969), e era então o máximo, em certos aspectos ainda mais bonita e exótica do que Lourenço Marques!
E que bela praia a da Beira!...

Fui funcionário dos Correios em LM, em Vila Coutinho, em Tete e novamente em Lço. Marques, onde tinha um bela vida!...

Mas, infelizmente, tudo foi mudando gradualmente para mau e péssimo (para os portugueses e africanos), após as fatídicas "revolução dos cravos" e independência de Moçambique!...

E fico-me agora por aqui, esperando regressar breve e oportunamente.

Uma abraço de amizade e muita nostalgia moçambicana, sobretudo de Lço Marques e da nossa antiga e querida Beira, cuja sua foto tanto me comove.

José Mariano

quinta-feira, fevereiro 16, 2006 11:37:00 da tarde  
Blogger Manuel Palhares said...

Amiga th,

Muito obrigado pela visita e pelas palavras que aqui deixas.
Então fica combinado que passando nos encontraremos.
Um beijinho,

Manel

**********************************

Meu caro José,

Muito obrigado pela visita e pelas palavras aqui escreve.
Belo relato o seu sobre o seu percurso por esse mágico Moçambique, principalmente quando se refere á Beira, claro.
Volte sempre e não se esqueça que, as palavras são suas:


Passei a "lua de mel" na Beira (em 1969), e era então o máximo, em certos aspectos ainda mais bonita e exótica do que Lourenço Marques!
E que bela praia a da Beira!...

Um grande abraço,

Manel

sexta-feira, fevereiro 17, 2006 2:17:00 da tarde  
Blogger Antonio Batista said...

Portalegre,07,06,09
Sr. Palhares,
Também fiz a minha comissão em Moçambique entre JAN/70 e ABR72, estive senpre na zona de Furancungo (Tete). Durante umas férias aproveitei para tirar a Carta de Condução na cidade da Beira. Por esse motivo fiquei a conhecer relativamente bem essa cidade. Em 2004, fui mostrar á minha mulher os sitios onde tinha andado sendo um deles essa cidade onde aliás passámos 3 dias. Não queira saber a angustia que se apoderou de mim ao constactar o estado de miséria a que aquela cidade chegou.´Só visto. Contado é dificil acreditar. Mas ainda houve quem me disse-se que aquilo agora já estava muito bom.
Ver as ruinas daquele que foi considerado o melhor hotel de Africa, faz doer o coração a qualquer um, mesmo sem por lá ter passado.
Referi penas um exemplo dos muitos que infelizmente constatei.
Batista
antoniojpbatista@gmail.com

domingo, junho 07, 2009 8:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

SENHOR MANUEL PALHARES CASUALMENTE VIM TER AO SEU BLOG DESPERTOU-ME A ATENÇÃO UM JOSÉ MARIANO ESTAR EM CONTATO COM O SENHOR DIZENDO QUE PERTENCEU A C.C.802 DE 1965 A 1967 COMO EU MANUEL DE JESUS PERTENCI TAMBÉM A´MESMA COMPANHIA GOSTARIA DE SABER COMO ENTRAR EM CONTATO TELEFÓNICAMENTE COM ELE OU COM O SENHOR PALHARES SE FOR POSSÍVEL ME AJUDAR FICO MUITO AGRADECIDO MUITO BOA NOITE AQUI DEIXO MEU CONTATO JESUS DE PORTO DE MÓS TELM 963392083

quarta-feira, março 23, 2016 10:25:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

/body>